A importância do feedback constante

Cíntia Félix • 18 de setembro de 2019

O feedback é uma poderosa ferramenta que ajuda a corrigir erros e a potencializar o desenvolvimento pessoal e profissional

Qual foi a última vez que você ofereceu, recebeu ou pediu algum feedback, seja ele pessoal ou profissional? Infelizmente, o feedback ainda continua sendo um tabu na nossa sociedade. Muitas pessoas têm dificuldade de receber e oferecer feedback.

Também conhecido no português como “realimentação”, o feedback é uma avaliação realizada tanto do gestor quanto de seus subordinados, com o objetivo de dar um retorno para alinhar expectativas, os pontos a serem melhorados e reforçados, enfim, de falar para uma pessoa aquilo que está funcionando ou não. Apesar de parecer uma conversa reservada, essa poderosa ferramenta ajuda a potencializar o desenvolvimento pessoal e profissional para que seus objetivos possam ser alcançados.

Para haver mudança, é importante que a pessoa esteja ciente de seu comportamento que foi assertivo ou não, para que ela dê manutenção ou o modifique, conforme o objetivo da equipe, da empresa e da relação que ela está inserida.

Podemos pensar em feedback como um semáforo:

O sinal verde é o feedback de reforço; elogiar uma atitude que teve um impacto positivo e que gostaríamos que ele se repetisse. Por exemplo: "Nossa, o seu comportamento X foi bacana por isso, isso e isso. Parabéns! São através dessas atitudes que a gente consegue atingir os nossos objetivos. Siga em frente”. Significa reforçar o comportamento da pessoa que está sendo avaliada.

O sinal amarelo, também conhecido como o feedback de atenção: quando você percebe que a pessoa está tendo um comportamento prejudicial ao seu desempenho mas que pode ser corrigido e aprimorado. Por exemplo: A pessoa está chegando todos os dias, cinco minutos atrasada. Você percebe que, se ela continuar desta maneira, a tendência é que ela se atrase dez... quinze minutos. Desta forma, você oferece um feedback de atenção ou de melhoria para que ela se atente ao comportamento que está sendo repetitivo e pode prejudicá-la em um futuro breve.

E, para finalizar, o feedback que a gente mais recebe é o sinal vermelho : parar com determinada conduta. É aquele comportamento ou erro que prejudicou os resultados da empresa e/ou da equipe. A pessoa precisa parar aquele comportamento imediatamente, para que não prejudique ainda mais os resultados, o seu desempenho ou a relação com os demais profissionais.

O Feedback contínuo

O feedback constante fortalece a relação entre o gestor e os profissionais além de contribuir para o clima da empresa. Trata-se de uma excelente oportunidade de desenvolvimento, de alinhamento de expectativas e consolidação de resultados.

Quando o feedback passa a fazer parte da rotina de trabalho, as pessoas desenvolvem a autorresponsabilidade e o compromisso com o desenvolvimento dos membros da equipe, o que facilita o alcance dos resultados empresariais.

A avaliação de desempenho, que nada mais é do que a formalização do feedback, só faz sentido se os feedbacks forem constantes e pontuais durante todo o ano. Caso contrário, se tornará apenas mais uma burocracia administrativa.

Como aproveitar o feedback?

Para melhor aproveitar um feedback é importante ouvir o que está sendo dito. Ao invés de discutir, ouça, anote, compreenda o ponto de vista, tire suas dúvidas, se avalie, agradeça e demostre interesse de desenvolvimento.

Perguntas também podem ser feitas durante a avaliação, desde que, o objetivo seja entender o que está sendo dito. Se você achar indispensável se defender, escolha outro momento e solicite uma conversa com a pessoa envolvida.

Eu, particularmente, valorizo muito receber um feedback e acredito que quando a pessoa o oferece, ela está preocupada com o nosso desenvolvimento. E quanto mais a gente souber oferecer e receber os feedbacks, mais vamos aprender e melhorar nosso desempenho.

Vou deixar uma tarefa para você: ofereça algum feedback no dia de hoje. Pode ser para qualquer pessoa, inclusive para mim: fale o que você achou do texto, curta, deixe seu comentário e compartilhe... e peça feedback também. O que você precisa saber das pessoas que estão próximas a você para que o seu desempenho melhore cada vez mais?

Por Cíntia Félix 31 de dezembro de 2019
Um mal planejamento e a empolgação da virada do ano, pode fazer você criar metas ilusórias e difíceis de serem cumpridas. Confira as dicas.
Por Cíntia Félix 19 de dezembro de 2019
Eventos de fim de ano são excelentes para engajar e fortalecer a imagem tanto da empresa, quanto para os colaboradores
Por Cíntia Félix 11 de dezembro de 2019
O convívio diário no ambiente de trabalho pode culminar em relacionamento amoroso entre colegas de trabalho. Porém, é necessário profissionalismo e saber as normas da organização.
Por Cíntia Félix 4 de dezembro de 2019
Mesmo não sendo um gestor, o líder informal tem o poder de cativar os colegas de trabalho através do bom relacionamento, dos conhecimentos técnicos e do comprometimento com a empresa.
Por Cíntia Félix 27 de novembro de 2019
Empreender em seu próprio negócio ou trabalhar de carteira assinada? Ser independente ou ter segurança trabalhista? Existe uma opção correta? Clique e leia mais.
Por Cíntia Félix 20 de novembro de 2019
Manter equipes enxutas mais produtivas pode ser o desafio e, mais do que isso, o fator de sucesso para as empresas atuais.
Por Cíntia Félix 13 de novembro de 2019
Você vive reclamando e dizendo que a vida está muito difícil? Afinal de contas, o que você tem feito para mudar essa situação? Se você deseja que mudanças aconteçam em sua vida, você precisa tomar atitude.
Por Cíntia Félix 6 de novembro de 2019
Tendo a adaptação como sua principal característica, o profissional-camaleão consegue se inserir e se misturar a ambientes e situações da mesma forma que o versátil réptil
Por Cíntia Félix 30 de outubro de 2019
A conectividade, a produção totalmente automatizada por meio de sensores e da Inteligência Artificial são alguns dos fatores da Quarta Revolução Industrial
Por Cíntia Félix 23 de outubro de 2019
Na edição especial do Outubro Rosa, vou falar de cinco mulheres famosas que contam suas experiências e a batalha para vencer o câncer de mama.
Show More