Aprenda a lidar com a frustração 

Cíntia Félix • 16 de janeiro de 2019

Profissionais bem sucedidos já fracassaram em várias ocasiões antes de atingir o sucesso

É comum criar expectativas depois de estabelecer projetos de carreira. A expectativa nos ajuda a enxergar o objetivo final, no entanto, quando muito alta, ela nos cega e impede a criação de planos alternativos diante de imprevisto, aumentando as chances de frustração. Seja em seu negócio ou no mercado de trabalho, muitas pessoas não estão preparadas caso o “pior” aconteça.

No dicionário Michaelis, a palavra frustração é definida como: “estado ou condição de um indivíduo quando se vê impedido (por si mesmo, por outra pessoa ou situação) de atingir a satisfação de uma necessidade de ordem pulsional”, ou seja, ela acontece quando não se alcança uma meta ou um objetivo que fora traçado.

Estamos condicionados a ver o fracasso como inadmissível. O que é um erro, já que somos humanos e estamos sujeitos a falhas. O fracasso, apesar de incômodo, carrega em si todas as respostas para um futuro acerto. Aprender com as tentativas, identificar a origem dos erros, fazer adaptações e mudar de estratégia são os ingredientes para a construção do sucesso.

Quem utiliza o erro como um aprendizado, tende a trilhar outro caminho sem repetir a falha anterior . Profissionais bem sucedidos, já fracassaram em várias ocasiões antes de atingir o sucesso.

Se você já passou por algum tipo de frustração, mas tem dificuldades para recomeçar, separei algumas dicas muito importantes para ajudar você dar a volta por cima:

Autoanálise: O que aconteceu? Revise a situação completa. Verifique se os esforços foram suficientes para a execução da tarefa. O que você poderia ter feito diferente?
Quando uma solução não é bem direcionada, as chances de haver uma nova frustração são maiores.

Aprenda a lidar com os erros: Erros vão acontecer uma hora ou outra e você é muito maior do que eles. Identifique-os, entenda as causas e faça as devidas correções. Quando uma lição é aprendida, já é considerada um passo importante. Transforme frustrações em lições.

Busque soluções: Abuse da criatividade, pense em alternativas. Imagine empecilhos, escreva tudo o que possa impedir que o planejado flua. Quando se tem clareza dos obstáculos, melhores alternativas são criadas e menores as chances de falhas e frustrações.

Peça feedbacks: Há mais pessoas envolvidas no processo? Peça feedbacks. Escute o que elas têm a dizer sobre o seu desempenho e melhore sua autopercepção. Muitas vezes o olhar do outro nos ajuda a entender a nos mesmos e a corrigir comportamentos antes não percebidos.

Busque auxílio: Se você perceber que a frustração está interferindo em sua saúde emocional e desempenho pessoal é importante buscar auxílio. Converse com amigos, familiares e/ou procure um psicólogo. Pedir ajuda é para pessoas fortes. O suporte emocional é fundamental para que você retome seus objetivos profissionais.

Conte comigo, Cíntia Félix, para ajudar você a lidar com a frustração.

Através do coaching você e sua equipe serão orientados para resultados, estimulados a pensar, planejar, agir e reagir numa relação pautada por parceria. O resultado será extraordinário. Entre em contato.

Por Cíntia Félix 31 de dezembro de 2019
Um mal planejamento e a empolgação da virada do ano, pode fazer você criar metas ilusórias e difíceis de serem cumpridas. Confira as dicas.
Por Cíntia Félix 19 de dezembro de 2019
Eventos de fim de ano são excelentes para engajar e fortalecer a imagem tanto da empresa, quanto para os colaboradores
Por Cíntia Félix 11 de dezembro de 2019
O convívio diário no ambiente de trabalho pode culminar em relacionamento amoroso entre colegas de trabalho. Porém, é necessário profissionalismo e saber as normas da organização.
Por Cíntia Félix 4 de dezembro de 2019
Mesmo não sendo um gestor, o líder informal tem o poder de cativar os colegas de trabalho através do bom relacionamento, dos conhecimentos técnicos e do comprometimento com a empresa.
Por Cíntia Félix 27 de novembro de 2019
Empreender em seu próprio negócio ou trabalhar de carteira assinada? Ser independente ou ter segurança trabalhista? Existe uma opção correta? Clique e leia mais.
Por Cíntia Félix 20 de novembro de 2019
Manter equipes enxutas mais produtivas pode ser o desafio e, mais do que isso, o fator de sucesso para as empresas atuais.
Por Cíntia Félix 13 de novembro de 2019
Você vive reclamando e dizendo que a vida está muito difícil? Afinal de contas, o que você tem feito para mudar essa situação? Se você deseja que mudanças aconteçam em sua vida, você precisa tomar atitude.
Por Cíntia Félix 6 de novembro de 2019
Tendo a adaptação como sua principal característica, o profissional-camaleão consegue se inserir e se misturar a ambientes e situações da mesma forma que o versátil réptil
Por Cíntia Félix 30 de outubro de 2019
A conectividade, a produção totalmente automatizada por meio de sensores e da Inteligência Artificial são alguns dos fatores da Quarta Revolução Industrial
Por Cíntia Félix 23 de outubro de 2019
Na edição especial do Outubro Rosa, vou falar de cinco mulheres famosas que contam suas experiências e a batalha para vencer o câncer de mama.