Os desafios do Mundo VUCA

Cíntia Félix • 6 de fevereiro de 2019

Em um cenário de transformações, profissionais e empresas buscam novas maneiras para sobreviver ao mundo dos negócios

Como você tem encarado o mundo atual? Você tem se preparado para grandes mudanças? Hoje vivemos uma era de grandes transformações e com desafios profissionais e pessoais que testam e ampliam cada vez mais os nossos limites. Seja bem vindo ao Mundo VUCA.

A sigla VUCA (ou "VICA" em português) começou a ser utilizada pelo U.S. Army War College no final da década de 1990 para explicar o cenário instável que soldados americanos encaravam no front de guerra. São situações que envolvem volatilidade (Volatility), incerteza (Uncertainty), complexidade (Complexity) e ambiguidade (Ambiguity) .

O termo passou a ser utilizado no campo empresarial a partir de 2010, sem fugir do pensamento e da abordagem militar, já que o mundo dos negócios também é um ambiente caótico, desafiador e em rápida transformação . Muitas empresas não têm conseguido sobreviver e gestores estão tomando decisões equivocadas sem saber como agir diante deste novo cenário. Assim como no front, é necessário reinventar, enfrentar desafios e riscos para a sobrevivência.

Para entender melhor o Mundo Vuca, vamos falar um pouco de cada uma das características:

Volatilidade
No mundo atual nada é permanente. Vivemos a era da modernidade líquida que escorre entre os dedos, tamanha é a velocidade das coisas que acontecem no mundo. A magnitude das mudanças pode ser maior e cada vez mais surpreendente e o mundo empresarial tem se tornado bastante desafiador a cada dia.

Podemos citar como exemplo, o alcance de algumas ferramentas de comunicação ao longo da história: o rádio demorou 38 anos para alcançar 50 milhões de usuários. A televisão levou treze anos para atingir esse mesmo número. A internet foram quatro. O Facebook, três anos e meio. O Instagram foram seis meses e, acreditem: aquele joguinho Pokemon levou apenas 22 dias para chegar aos mesmos 50 milhões de usuários.

Incerteza
Estamos em um mundo onde o futuro é incerto e os conhecimentos podem ficar obsoletos em curtíssimo tempo. Novos modelos de negócio e novos hábitos do consumidor surgem de forma contínua e inesperada. Fatos e acontecimentos são incompreensíveis e cada vez mais difíceis de serem previstos. Por exemplo, empresas quando lançam um produto que altera a direção de um mercado, como a Google que resolveu investir em telefonia celular.

Complexidade
Cada vez mais, as coisas estão interligadas e precisamos entender essa interdependência e identificar suas relações. Não existe uma resposta correta, mas sim diversas possibilidades de respostas para diversos tipos de situações. Exemplo: A Coca-Cola, a Fiat ou qualquer outra empresa global que ao se instalarem em vários países precisam se adaptar às leis, à cultura e às tarifas internacionais.

Ambiguidade
Existem inúmeras interpretações para muitas situações, mas nem sempre se chega à melhor resposta. A ambiguidade é essa falta de clareza. No mundo dos negócios, é preciso controlar o risco e saber dos processos de tomadas de decisões para não chegar a um mau resultado. Como exemplo de ambiguidade, o Facebook possui 56 opções de gênero somente para o mercado americano. A justificativa é que estão expandindo a identificação dos usuários para além da dicotomia homem e mulher.


Como sobreviver no Mundo VUCA


Como se pode notar, o mundo está cada vez mais acelerado e as empresas estão sentindo o golpe dessas mudanças motivadas pela conectividade e pelos avanços tecnológicos. Todo esse movimento veloz gera incerteza, torna as relações e situações mais complexas, aumenta a ambiguidade e a imprevisibilidade sobre o futuro. Confira abaixo, alguns fatores para enfrentar os grandes desafios do Mundo VUCA.

Inovação: Para se destacar neste ambiente, é necessário que equipes e empresas aprimorem suas competências, criando abordagens inovadoras e mais ágeis. Algumas organizações estão conseguindo prosperar no Mundo VUCA porque se reinventam e são rápidas em perceber a necessidade de se refazerem em cenários instáveis.

Prontidão Cognitiva: É a capacidade de agir, reagir, ter equilíbrio entre mente, corpo e nas relações interpessoais, além de resistir aos cenários caóticos. Ter prontidão cognitiva também significa tomar atitudes fora da velocidade do Mundo VUCA, mas que tenham um ritmo que consigam resolver os problemas de uma maneira mais harmônica e coletiva.

Resiliência: É preciso resiliência para lidar com as mudanças. Superar pesadas transformações e se adaptar a um novo ambiente não é uma virtude que todos possuem. Para desenvolver essa capacidade é preciso reforçar a autoestima e manter o otimismo diante dos fatos.

Flexibilidade: Ser flexível, buscar aceitação e compreender diversas maneiras para se chegar a uma solução são essenciais para se adaptar a cenários imprevisíveis e incertos.

Conhecimento: Quanto maior a visão, maiores são as chances de encontrar soluções eficazes. A busca e a expansão do conhecimento por diferentes assuntos e áreas distintas são essenciais para se obter sucesso no Mundo VUCA e diminuir a complexidade de um problema. Equipes com ampla visão e conhecimento são mais propensas ao sucesso neste cenário.

Agilidade: Ser ágil envolve determinação, habilidade na gestão de mudanças e adaptação a transformações no ambiente de trabalho. Também envolve a coragem de tomar decisões com confiança e coragem.


Conheça mais sobre o Mundo VUCA


Eu, Cíntia Félix, ofereço palestras e treinamentos customizados com técnicas para você e sua equipe estarem preparados e conectados com as transformações e as mudanças constantes no mundo dos negócios.

Através do processo de coaching comigo, Cíntia Félix, você também será preparado para enfrentar os desafios do Mundo VUCA, através da identificação das crenças e comportamentos, gerenciamento do tempo, autorresponsabilidade e tomada de decisões. Entre em contato e marque uma visita.

Por Cíntia Félix 31 de dezembro de 2019
Um mal planejamento e a empolgação da virada do ano, pode fazer você criar metas ilusórias e difíceis de serem cumpridas. Confira as dicas.
Por Cíntia Félix 19 de dezembro de 2019
Eventos de fim de ano são excelentes para engajar e fortalecer a imagem tanto da empresa, quanto para os colaboradores
Por Cíntia Félix 11 de dezembro de 2019
O convívio diário no ambiente de trabalho pode culminar em relacionamento amoroso entre colegas de trabalho. Porém, é necessário profissionalismo e saber as normas da organização.
Por Cíntia Félix 4 de dezembro de 2019
Mesmo não sendo um gestor, o líder informal tem o poder de cativar os colegas de trabalho através do bom relacionamento, dos conhecimentos técnicos e do comprometimento com a empresa.
Por Cíntia Félix 27 de novembro de 2019
Empreender em seu próprio negócio ou trabalhar de carteira assinada? Ser independente ou ter segurança trabalhista? Existe uma opção correta? Clique e leia mais.
Por Cíntia Félix 20 de novembro de 2019
Manter equipes enxutas mais produtivas pode ser o desafio e, mais do que isso, o fator de sucesso para as empresas atuais.
Por Cíntia Félix 13 de novembro de 2019
Você vive reclamando e dizendo que a vida está muito difícil? Afinal de contas, o que você tem feito para mudar essa situação? Se você deseja que mudanças aconteçam em sua vida, você precisa tomar atitude.
Por Cíntia Félix 6 de novembro de 2019
Tendo a adaptação como sua principal característica, o profissional-camaleão consegue se inserir e se misturar a ambientes e situações da mesma forma que o versátil réptil
Por Cíntia Félix 30 de outubro de 2019
A conectividade, a produção totalmente automatizada por meio de sensores e da Inteligência Artificial são alguns dos fatores da Quarta Revolução Industrial
Por Cíntia Félix 23 de outubro de 2019
Na edição especial do Outubro Rosa, vou falar de cinco mulheres famosas que contam suas experiências e a batalha para vencer o câncer de mama.